Recebi uma intimação da justiça. E aí, o que devo fazer?

outubro 3, 2022

Imagine a seguinte situação: você está em sua casa ou em sua empresa e recebe a visita de um Oficial de Justiça que lhe entrega uma citação ou intimação. Você saberia como agir nesta situação?

Se a sua primeira reação for se assustar ou desesperar, continue a leitura deste artigo!

Citação e intimação é mesma coisa?

Popularmente todos chamam de intimação qualquer chamado da justiça, mas juridicamente tem diferença.

Resumidamente, a citação é um ato processual que convoca o réu e por meio deste ato a pessoa tomará conhecimento de que existe um processo contra ela, sendo necessário procurar imediatamente um advogado para realizar sua defesa.

Já a intimação é o ato processual pelo qual alguém é comunicado que deve fazer ou deixar de fazer alguma coisa no processo judicial. Por exemplo:

  • Para ser testemunha em audiência;
  • Para juntar algum documento no processo ou manifestar sobre determinado ato processual.

E porque é necessário procurar um advogado imediatamente após ser citado/intimado?

Primeiramente, é necessário esclarecer que todos os atos judiciais possuem prazos a serem cumpridos. Sendo assim, após certificado no processo, que você foi citado ou intimado, começará a correr o prazo que você tem para se defender. 

Caso esse prazo não for cumprido existe penalidades processuais, como por exemplo a decretação de revelia para o réu que não apresenta sua contestação (defesa no processo), ou seja, as alegações fáticas feitas pelo Autor da ação serão consideradas verdadeiras e isso pode te prejudicar muito na ação.

Imagina que você se envolveu em um acidente de trânsito e que uma das pessoas envolvidas te acusa por ser culpado(a) em provocar o acidente. Propõe uma ação e pede ao juiz uma indenização por danos morais de R$ 30.000,00. Você citado para se defender, ignora a citação, e deixa o juiz dar o “veredito final” sem fazer qualquer manifestação no processo. Neste caso é bem provável que você seja condenada a pagar o valor de R$ 30.000,00 de indenização ao autor da ação, em razão da decretação da revelia.

Além do mais, se você demorar a procurar um advogado, mesmo que faça dentro do prazo, essa demora prejudicará a estratégia de defesa e a produção de provas, isto porque, o advogado responsável, terá menos tempo para se dedicar ao processo.

Portanto, nossa primeira dica é: recebida a citação ou intimação, é fundamental que você tenha agilidade e procure um advogado o mais rápido possível.

Instruções para seguir ao ser citado ou intimado:

  1. Mantenha a calma: ser citado ou intimado não quer dizer que você “tenha culpa no cartório”. Como já dito, o objetivo do ato processual é permitir o seu acesso à defesa.
  1. Receba a citação ou a intimação e assine o recibo de ciência: a crença de que se a pessoa não aceitar receber o documento, ou não assinar o recibo de ciência, ela não poderá sofrer qualquer penalidade é ERRADA.

O Oficial de Justiça possui fé pública e uma vez que ele certifique que você está ciente do ato processual, ele é considerado válido e começa a contar o prazo para sua defesa.  

Portanto, NÃO RECUSE o recebimento do documento.

  1. Leia atentamente o documento e identifique do que se trata o processo e para qual ato processual você está sendo citado/intimado: jamais ignore este documento após recebê-lo. Ele especificará o que você deverá fazer, por exemplo: comparecer a uma audiência, pagar alguma quantia, cumprir alguma obrigação.
  1. Procure imediatamente um advogado de sua confiança: esse é o passo mais importante e como já dito, é importante que você seja ágil. É o advogado quem fornecerá as informações necessárias sobre o processo, tirará todas as suas dúvidas e fornecerá segurança quanto a sua defesa.

E então, ficou com alguma dúvida ou se encontra nesta situação? Entre em contato por e-mail ou WhatsApp, será um prazer te ajudar!

Por Beatriz Mendonça e Sabrina Oliveira

Últimas Notícias

Aqui você tem a oportunidade de se informar sobre seu direito de forma direta e prática, confira!

Entenda a prorrogação da Desoneração da Folha de Pagamento

Entenda a prorrogação da Desoneração da Folha de Pagamento

A Desoneração da Folha de Pagamento é uma forma alternativa de tributação que visa reduzir a carga tributária sobre a folha de salários, reduzindo também o custo de mão-de-obra formal. Vale ressaltar que esse modelo tributário é provisório, e é baseado na criação de...

ler mais
Saiba quando seu contrato possui validade

Saiba quando seu contrato possui validade

Inicialmente, é importante entender que todo contrato é um negócio jurídico. Sendo assim, de acordo com o Código Civil, o negócio jurídico é capaz de criar, modificar ou extinguir direitos entre as pessoas (partes) inseridas naquela relação. E para que determinado...

ler mais
Sofri um golpe pela Internet! O que fazer?

Sofri um golpe pela Internet! O que fazer?

É comum pessoas relatarem que foram vítimas de algum golpe pela Internet em suas redes sociais, em diversas modalidades, sobretudo no Instagram. São exemplos cotidianos, golpes pela Internet aplicados através da conta do Whatsapp clonada, ou da conta do Instagram...

ler mais